Archive / patterns and techniques

RSS feed for this section

tutorial do XAILE SIMPLES

Este é o mesmo desenho do xaile do post anterior, mas feito com uma linha mais grossa, a tal que nos dá a vantagem de conseguir fazer uma peça num dia. E num dia este xaile foi feito, mesmo a tempo de o estrear num jantar de aniversário. Como já referi num post antigo (2013!!), são vantagens de “saber fazer”.

Também no post anterior, partilhei o esquema feito por mim deste simples xaile, mas deixo agora o tutorial, passo a passo, carreira a carreira. Julgo que com as indicações escritas e as fotografias será fácil de seguir. É mesmo simples. Fácil para quem se inicia no crochet ou para quem, simplesmente, quer um xaile rápido de se fazer. Um bom esquema para um primeiro xaile.

Bom trabalho!

TUTORIAL XAILE SIMPLES

Abreviaturas e termos:
Ponto Cadeia: pc; Ponto Alto: pa; Ponto Baixo: pb;
Cordão: conjunto de pontos cadeia; Leque: conjunto de 2pa+1pc+2pa
Desenho deste esquema: conjunto de 4 leques que formam um losango

carreira 1: 8pc seguido de 1pa dado no primeiro pc feito.

carreira 2: vira o crochet; 8 pc seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1pa dado no 3º pc do início da carreira abaixo.

carreira 3: vira o crochet; 8 pc seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 1 leque dado no pb da carreira abaixo, seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1 pa dado no 3º pc do início da carreira abaixo.

carreira 4: vira o crochet; 8 pc seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 1 leque dado no pb da carreira abaixo, seguido de 1 pb dado no pc do leque da carreira abaixo; 1 leque dado no pb da carreira abaixo, seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1 pa dado no 3º pc do início da carreira abaixo.

carreira 5: vira o crochet; 8 pc seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1 pb dado no pc do leque da carreira abaixo; 1 leque dado no pb da carreira abaixo, seguido de 1 pb dado dado no pc do leque da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1 pb dado no cordão da carreira abaixo; 5 pc seguido de 1 pa dado no 3º pc do início da carreira abaixo.

carreira 6: uma carreira só de pc para isolar o desenho – 5 pc seguido de 1 pb dados nos respectivos sítios da carreira abaixo.

carreira 7: terminado um desenho, feita a carreira só de cordão, inicia-se um novo conjunto de desenhos. Os desenhos de uma carreira intervalam com os da anteriores.

carreira 12: para exemplo de como vai crescendo o crochet, avançamos para a carreira nº12, onde vemos a alternância dos desenhos e como em cada carreira vai surgindo mais um, e só um, conjunto de leques.

 

slow crochet

Da linha grossa à linha fina vai a distância da perseverança. Com a primeira depressa chegamos ao destino, à peça concluída. Com a segunda tudo é devagar, mas tudo é mais gratificante porque nos superamos a cada volta que concluímos. Uma define o comum, a outra o trabalhoso, o dedicado e o delicado. Não se faz uma peça de crochet em linha 12 ou 20 num dia. O trabalho é mais atento, é preciso mais cuidado com a agulha, os olhos trabalham mais. Vemos o novelo com uma duração quase infinita e o crescimento quase nulo do crochet que vai saindo da agulha. Mas sabemos que a peça final será linda e de valor inestimável, por isso persistimos. Com esta linha mais fina, diz a tradição, faz-se (fazia-se?) peças essencialmente decorativas. Quem as faz é para si ou para oferecer, raramente para vender porque nunca será bem pago.
Numa altura em que o crochet que faço é, precisamente, para consumo interno, é a este crochet que me tenho dedicado, ao lento, ou, apropriando-me de termos modernos, ao slow crochet. Estou a fazer um xaile em linho para o próximo verão. Já o imagino, tão lindo que vai ficar! O esquema tirei-o deste livro , adaptando-o para o modelo triangular de um xaile. É simples, mas nesta primeira tentativa não quis abusar entrando num intrincado esquema que me vencesse. E simples é sempre uma boa solução.

tutorial do pequeno luxo

beiroa1_mybelovedcraft

Em seis voltas se faz a roseta utilizada no pequeno luxo do post anterior. De forma simples e para quem já sabe fazer crochet, o tutorial:

tutorial1_mybelovedcraft

1ª volta 6 de cordão

tutorial2_mybelovedcraft

2ª volta 8 pontos baixos

tutorial3_mybelovedcraft

3ª volta  2 pontos baixos em cada ponto baixo da volta anterior

tutorial4_mybelovedcraft

4ª volta um ponto alto em cada ponto baixo da volta anterior separados por um de cordão

tutorial5_mybelovedcraft

5ª volta um grupo 3 pontos altos fechados na mesma laçada feitos no cordão da volta anterior, separados por 3 de cordão

tutorial6_mybelovedcraft

6ª volta 1 ponto baixo no espaço de crodão da volta anterior
5 de cordão
1 ponto baixo no espaço seguinte
5 pontos altos-5 de cordão-5 pontos altos no espaço seguinte

repete a sequência 4 vezes até completar os 16 espaços da volta completa e formar, assim, os 4 cantos do quadrado

tutorial7_mybelovedcraft

as rosetas de crochet unem-se nos 5 pontos de cordão, cantos mais dois em cada lado. Esta união a outro quadrado é feita conforme se vai fazendo a última volta: faz-se 2 de cordão, o 3º apanha o quadrado a unir e  volta-se a fazer mais 2 de cordão para voltar ao quadrado que se está a trabalhar.

tutorial8_mybelovedcraft

beiroa_mybelovedcraft

Como disse, este tutorial é para quem já sabe crochet e não precisa de explicações extras para o tipos de pontos e forma como se faz o crochet circular mas estou disponível, com muito gosto,  para essas explicações através do email ou chat do facebook.

Bom trabalho!