Archive / Agosto, 2015

proliferação

suculenta-e-pca_mybelovedcraft suculenta-frasco-crochet_mybelovedcraft divisao-suculenta_mybelovedcraft

As suculentas são lindas e por isso são famosas. É um gosto que se pega facilmente e entende se a proliferação a que estão sujeitas no mundo cibernético.

A proliferação também se faz cá em casa e novas espécies juntam se a outras que também elas se proliferam a olhos vistos. E proliferando as proliferadas plantas se reparte em pequeninos frascos todos os rebentos que a proliferação permite.

O gato Pcá cheirou e foi dormir.

Susana Bauer

Adornment+ll

Aura

Spring_web

Susana Bauer é uma artista do simples que é belo. Do simples que não é simples, que quer perícia, delicadeza e olhos serenos que sabem ver linhas poéticas nos despojos da natureza. Folhas mortas, paus secos, pedras, coisas que alguns hão-de desviar do seu caminho Susana apanha-os e vê-lhes a potência artística. Crochet e natureza numa sintonia perfeita.

 

Fotos retiradas do site de Susana Bauer.

carteirinha do workshop

carteiracartoes_tut11_mbc

Esta foi a carteirinha para cartões que quem quis aprender crochet fez no primeiro workshop promovido pela Bosque.
É um trabalho simples que utiliza apenas três pontos do crochet: cordão, ponto alto e ponto baixo. Com este pontos poderá fazer mil e um trabalhos, desde esta carteirinha até fitas simples para cabelo, individuais, almofadas, saias! e um sem número de coisas que a sua imaginação permita. Pela experiência que já adquiri afirmo que mais vale aprender apenas dois, três pontos e com eles desenvolver bem a mão com coisas simples do que se embrenhar em crochets circular, rendados ou gorros e outras coisas que farão desistir da arte qualquer iniciante. Devagar se vai ao longe e a prática fomenta a vontade.
Para já partilho aqui o tutorial desta carteirinha para quem já se iniciou no crochet. Mais tarde, e para quem ainda não sabe mas quer aprender, poderão seguir o meu canal do youtube em que ensinarei a fazer os pontos básicos de crochet: cordão, ponto cadeia, ponto alto, ponto baixo e os famosos abertos e fechados.

Tutorial Carteirinha para Cartões

Material: um novelos de fio Veneza Print da Rosarios 4; agulha número 3; botão; agulha de coser lã.
Abreviaturas: Ponto cordão pc; ponto alto pa; ponto baixo pb.
O ponto alto, pa, utilizado é o ponto de duas laçadas de altura.

Para que não hajam confusões, doravante o ponto alto de três laçadas de altura, o mais comum no país, será chamado ponto alto aumentado, paa.

carteiracartoes_tut1_mbc

22 pc (dois representam o primeiro pa da primeira carreira)

carteiracartoes_tut2_mbc

faça o segundo pa no terceiro pc e siga fazendo mais 18 pa. terá uma carreira com 20 pa.

carteiracartoes_tut3_mbc

vire o trabalho para iniciar a segunda carreira. faça 2 pc que serão o primeiro pa da carreira. faça o segundo pa no segundo pa da primeira carreira. siga o trabalho com os restantes 18 pa.

carteiracartoes_tut4_mbc

repita o passo anterior até ter 18 carreiras.

carteiracartoes_tut5_mbc

dobre o trabalho de modo a sobrepor 7 carreiras em 7 carreiras e sobrando 4 para a pala da carteira.

carteiracartoes_tut6_mbc

vire o trabalho como mostra a imagem e comece a trabalhar na lateral do pa, faça dois pb em cada pa. una, assim, as duas partes da carteira.

carteiracartoes_tut7_mbc

chegando à base da carteira trabalhe no intervalo dos pa fazendo um pb em cada um. trabalhe assim até ao fim da base. chegando à outra lateral repita o processo anterior.

carteiracartoes_tut8_mbc

chegando ao topo, pala da carteira, faça 10 pb em cada pa.

carteiracartoes_tut9_mbc

fazendo os 10 pb faça 10 pc (este número depende do tamanho do botão que escolheu).

carteiracartoes_tut10_mbc

continue fazendo um pb no mesmo buraco do pb anterior de modo a ter dois pontos no mesmo buraco e formando um laço para o botão.

carteiracartoes_tut11_mbc

dobre a pala e calcule o melhor sítio para coser o botão, cosa-o e terá pronta a carteirinha para os seus cartões.

Esta medidas foram feitas para obter esta carteira mas mudando-as tanto na vertical como na horizontal fará facilmente uma maior, o método será sempre o mesmo. Pode fazer porta-lápis ou um necessaire, por exemplo.

Guardar